terça-feira, 1 de maio de 2007

Regresso



Regressei!

Depois de cinco dias passados na mansidão do Alentejo, a descansar, passear e a comer comidinha alentejana, a recuperar energias e a deliciar-me com as paisagens que estão maravilhosas.

Os campos parecem tirados da paleta de um pintor, da multplicidade de verdes das searas, às árvores cobertas de folhas e flores, aos campos cheios de papoilas, malmequeres e flores roxas, tudo parece ter sido lá posto para nosso deleite.

As ovelhas, as vacas, os cavalos, pastam mansamente nos campos, indiferentes a quem passa; os pássaros voam livremente fazendo razias aos vidros dos carros.

Desta vez dediquei algum tempo a visitar o novo Alentejo, o das aldeias ribeirinhas, que se desenvolveram à volta do grande lago do Alqueva. Da aldeia da Estrela à aldeia da Luz (nova, claro!), a Mourão e Monsaraz, e fiquei absolutamente deslumbrada com a beleza e a riqueza que aquele empreendimento trouxe áquela região.

A sensação de percorrer kilómetros à beira daquele grande lago, atravessando pontas aqui e além, de ver ancoradouros com barcos, ou simplesmente ver barcos acostados em aldeias tipicamente alentejanas é realmente surpreendente.

Monsaraz contínua lindíssima, nos seus encantos medievais, mas agora com vistas de lago...

Ainda consegui ir espreitar a Ovibeja e a Romaria da Srª de Aires (em Viana do Alentejo), ainda que já não tenha visto o desfile de charretes no seu esplendor.

Voltei com a alma limpa do stress e dos problemas do dia-a-dia. Ainda que a vida me espere para outro "round", pelo menos vim com outra força e com outra calma.

Sei Lá!

10 comentários:

  1. que leve que ela voltou...:)

    beijos incomuns

    ResponderEliminar
  2. estive há tempos na Estrela e fui almoçar ao restaurante Sabores da Estrela e adorei, a comida , o espaço e a atenção. Não estava á espera de tanta qualidade numa aldeola perdida no alentejo e onde cheguei com alguma dificuldade dada a pouca sinalização existente.
    Espero voltar apesar de ser a mais de 300km de distancia...

    ResponderEliminar
  3. Ci

    Bem aparecida :-)

    Pois, realmente voltei bem mais leve!

    Beijinhos da miana

    ResponderEliminar
  4. Francis

    E soube mesmo, podes crer! Já precisava de uma pausa destas.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Eu mesma!

    Vi lá a placa do restaurante, mas ía com o fito de ir almoçar a Monsaraz a um restaurante de boa memória... mas da próxima não me escapa, mais para mais recomendado por ti!
    Os km que faço no Alentejo nem os sinto, de tão distraída que vou com a paisagem. Não deixes de voltar!

    Beijinho da gata

    ResponderEliminar
  6. Monsaraz é muito bonito e toda aquela zona é fantástica e a comida ai a comida

    ResponderEliminar
  7. Agora fiquei eu com vontade de ir embora... :P
    A tua descrição está uma delícia.
    Bjos gatinha

    ResponderEliminar
  8. Asdrubal

    Está uma verdadeira delícia... e a comida É uma verdadeira delícia :-)

    ResponderEliminar
  9. Lyra

    Vai!
    Aproveita o fim de semana!

    Beijinhos da gata

    ResponderEliminar

Agora é a tua vez... diz lá!