domingo, 21 de outubro de 2007

Inquietações, sentires e verdades...



Ao longo da vida sempre fui uma admiradora (secreta, ou nem tanto) do papel dos professores na nossa vida...


Sempre tive a noção e a percepção do quanto um professor pode fazer toda a diferença... a diferença entre o gostar, ou não, de uma matéria ou de uma cadeira... a diferença entre o ir para a "escola" com prazer, ou por obrigação... a diferença entre "entender" uma realidade, ou simplesmente saber responder a algumas perguntas sobre ela... a diferença entre admirar, respeitar, ou apenas co-habitar um espaço com alguém que tem por profissão ensinar!


Um professor tem de professar, acreditar e gostar daquilo que ensina e de ensinar, ser capaz de se empenhar empenhando aqueles que, de olhos e ouvidos abertos, se sentam perante ele, como livros em branco ainda por escrever, preenchendo aquelas páginas com algo mais que conhecimentos empíricos...


Um professor é, foi e, para mim, sempre será também um formador de caracteres, como um escultor que vai moldando barro (ainda que duro e quase seco) a cada vez que lhe toca e lhe põe as mãos... alguns deixam-nos o gosto por este ou aquele conhecimento, outros a vontade de saber mais e ir mais longe, outros ainda, a visão de que o mundo e a realidade não é apenas aquilo que estamos habituados a ver e a tomar como verdades absolutas... e há aqueles que nunca esqueceremos, aqueles que nos marcaram de forma indelével, e que lembramos nos mais diferentes momentos das nossas vidas!


Hoje fiz preguiça, deixei-me ficar na cama a ver televisão... mas por causa de um filme que me recuso a deixar de ver, uma e outra vez... "O Clube dos Poetas Mortos"


Não consigo chegar ao fim sem sentir um tremendo nó na garganta... sempre! uma e outra vez!... já devia estar habituada, mas não consigo deixar de me emocionar!


Uma vez mais me veio à memória o meu director de curso, que no fim da licenciatura nos fez um pequeníssimo discurso do qual ainda hoje retenho o essencial: " A partir de hoje estão licenciados, mas isso significa apenas que têm Licença para Aprender, é lá fora, no mundo real e no trabalho que o resto se aprende"


Por ele, e muito por me lembrar do quanto nos motivava a ir mais longe, tento aprender sempre um pouco mais, ir um pouco mais longe, experimentar e testar as minhas capacidades... se calhar, a ele devo o facto de ter voltado à "escolinha"...


Sei Lá!

66 comentários:

  1. Eu sou suspeito para comentar mas refiro apenas que é bom olhar para trás e saber que temos um pedacinho moldado por alguém que nos disse e ainda nos diz mt!

    ResponderEliminar
  2. É muito bom sentir as pessoas que tocaram a nossa vida e dar-lhes o devido reconhecimento ;)

    ResponderEliminar
  3. oh pá eu gosto é das professoras...aquelas que usam decotes para mostrar o silicone hummm...essas é que são demias...os gajos devem ser gays para escolherem essa profissão

    ResponderEliminar
  4. Casa nova? Mais uma vez?

    Devias irritar-te mais vezes.

    ResponderEliminar
  5. pois é mudaste de novo a decoração... a foto tá muito gira é em NY não é?
    quanto ao que disseste sobre os profs tens razão, mas para ser um bom prof tem de se ter vocação, eu por exemplo era capaz de correr a putalhada toda á estalada se me irritassem...por isso nunca, na minha vida pensei em dar aulas

    ResponderEliminar
  6. Deveriam as pessoas fazer o que gostam mas infelismente quem não pode ser médico, fica-se pela enfermagem.bjs

    ResponderEliminar
  7. No 4º parágrafo, se em vez de "professor" tivesse outra palavra, ui, ui...

    ResponderEliminar
  8. Adoro este filme!
    E por vezes subo à mesa, para me lembrar que a sala é sempre a mesma; a perspectiva é que muda...
    :-)

    ResponderEliminar
  9. Mudásti! :)


    O Clube dos Poetas Mortos: Robert Sean Leonard.......comovente.


    beijinhos*


    *e obrigada

    ResponderEliminar
  10. Noivo

    :D
    Também deve ser bom olhar e ver que moldámos alguém...

    Com que então, suspeito?

    lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Jedi

    E não esquecer aqueles que, diariamente, continuar a fazê-lo... a nós e a outros!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Libertynus

    hihihi
    Pois... acredito que prefiras as professoras... mesmo sem silicone...

    E os professores podem não ser gays... deve ser uma óptima profissão para um voyeur... sempre no meio de tanta mulher... huummm ;-)

    Beijo de gata, cavalheiro

    ResponderEliminar
  13. Migvic

    Pois é! lol

    Devo ter aprendido com um patrão que tive... hihihi... quando se irritava mudava o escritório todo!

    Beijoca

    ResponderEliminar
  14. Eu mesma!

    Concordo contigo!
    Para ser professor, e bom professor, é preciso gostar com alma e coração...

    Eu tentei um ano e com crescidos... e mesmo assim... sabe Deus!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Alfabeta

    Tens toda a razão!

    Há coisas que só se deviam fazer por vocação!

    Pena que ainda não seja valorizada como devia...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Rafeiro, rafeiro!

    Mas que outra palavra meterias tu lá?

    É que não estou nada a ver :P

    ResponderEliminar
  17. Maria

    Aprendi contigo a mudar... eheheheh

    Gosto muito... vale a pena ver sempre!

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  18. É um bom filme...
    Esse e o "Aniki-bóbó"...
    Emociono-me sempre nesse tb :p
    Beijinhos e tens o blog com um novo make-up, é o make-up para o Outono?

    ResponderEliminar
  19. Xiiiiiiiii esqueci-me dos professores, essa classe tão esquecida e à qual todos devemos uma boa ou má formação, mas quero crer, que a maior parte dos professores tem espírito missionário e tenta passar os conhecimentos da melhor forma possível.
    Ser professor é como o sacerdócio, passa muito por uma vocação inata.
    Acho eu...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. The Pervert is back!!
    Aventura em Cuba já disponível naquela merda que eu chamo de Blog!
    lol
    beijo

    ResponderEliminar
  21. pesar de ter sido sempre um cábula e um péssimo aluno nunca deitei as culpas para cima dos professores mas concordo 100% com este teu post.

    ResponderEliminar
  22. o meu disse o mesmo e eu não me esqueci! Queres ver que estávamos no mesmo sítio à mesma hora?!Quanto ao Clube dos Poetas Mortos... bom gosto, sim senhora!
    Ah! E o vermelho fica-te bem!

    ResponderEliminar
  23. Só para dizer que tenho muitas saudades da minha professora de Biofisica (boa boa boa boa boa...).

    Jinhos

    \m/

    ResponderEliminar
  24. olha sra dra bcg e afins mudou o kitório...tá muito arejadinha a sua casa. o clube dos poetas mortos, eu tambem gosto muto, adormeço numstantinho.

    ResponderEliminar
  25. Um dos meus filmes preferidos :)
    Voltaste à "escolinha"? Às vezes dá uma saudade daquelas...
    Bjos gatinha linda.
    Gostei do novo look ;)

    ResponderEliminar
  26. a minha timidez da adolescencia também me fez um admirador secreto da minha prof de filosofia do 10º ano

    ResponderEliminar
  27. Eh pah tu dás-me cabo da paciência!!!
    Vem uma pessoa aqui toda entusiasmada e logo na 1ª linha leva com professores! Livra!!!!!

    Como se não bastasse mandas com essa barbaridade "alguém que tem por profissão ensinar!" mas onde diabo foste tu repescar essa ideia?? Oh rapariga o professor tem por profissão ajudar a encontrar caminhos para aprenderem! Qual ensinar qual carapuça!

    E depois ainda me atestas o depósito com o Clube dos Poetas Mortos" caramba até eu já sei as deixas todas de cor, adivinha lá porquê? lol

    O teu director de curso disse isso??? xxxiiii quem diria... lol

    Foi lá na escolinha que te ensinaram a dar cara nova ao blog? Andas a aprender umas coisas, andas! lol

    beijosssssssssss

    ResponderEliminar
  28. Gostei muito da homenagem que fizeste aos professores. Eles podem fazer grandes diferenças, pela positiva ou pela negativa!

    bjs

    ResponderEliminar
  29. Ao longo da minha vida tive oportunidade de conhecer vários tipos de professores, mas houve uma que me marcou profundamente! Na primária tive uma professora aí com 130 anos, com um buço enorme, umas sobrancelhas tipo Cunhal e que se vestia sempre de preto. Nunca a esquecerei, nem eu nem as minhas mãos, que ela fazia questão de aquecer diariamente com umas valentes reguadas!

    Enfim, um verdadeiro estupor!

    ehehe!! Aquele abraço infernal!

    ResponderEliminar
  30. Sempre odiei a escola!
    Por isso mesmo, com 13 anos de idade andava a ganhar a vida nos trolhas...
    Leituras obrigatórias deprimem-me.

    ResponderEliminar
  31. http://simplesmente-likas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Se temos oportunidade, há que aproveitar!
    Professores desses é que fazem falta!

    ResponderEliminar
  33. Também fico sempre com um nó na garganta, quando revejo, mais uma vez esse filme.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Nanny, sua gata maluca, tens um desafio para ti no meu blog.

    lol

    ResponderEliminar
  35. São vários os professores que me marcaram ao longo da vida. Mas posso assegurar-te que foi a minha professora primária quem mais contribuiu para que eu fosse como sou. Era uma mulher extremamente exigente, forte e não se deixava abalar por nada e, de certa forma, passava-nos essa garra e essa força. Jamais a esquecerei e ainda hoje tenho bem presente a voz e a expressão facial dela. Não a vejo há 24 anos.

    ResponderEliminar
  36. "O clube dos poetas mortos"
    Também gostei, tanto que tive que ter o filme.
    Professores, que arte tão Nobre... Tão Nobre quanto menosprezada...
    Kiss, Kiss!

    ResponderEliminar
  37. :)...um dos filmes que me marcou...clube dos poetas mortos...
    beijo vagabundo

    ResponderEliminar
  38. Oh Captain my captain!!

    Toma lá um beijo ( só um ) felina.

    (*)

    ResponderEliminar
  39. so posso dizer uma coisa : AS profs não sabem foder!
    sei do que falo!
    lOLOLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  40. :))

    ah e tal nannyzita, eu tumem tiibe uns profs por qm valeria a pena boltar a istudiar e assim :)))))))))

    xinhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus pa tu da lua

    ResponderEliminar
  41. Knoppix

    Quanto ao make-up, sei lá, logo se vê! :D

    Também gostava do Aniki-bobó, mas agora acho que já está demasiado datado...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  42. Knoppix

    Quanto aos profs, acho que tens toda a razão... é esse o meu sentimento!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  43. Asdrubal

    Não sei porquê, mas não consigo ver-te como um cábula... tssss, não te encaixa!... já mal comportado e refilão... sei lá!

    :P

    Beijinho

    ResponderEliminar
  44. Ouriçita

    Não me parece, mas onde estava eu estavam outros, quiçá :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  45. Bjecas

    Então gostavas de Biofísica, heim?! Mesmo boaaaaa...?!

    :P

    Bjocas

    ResponderEliminar
  46. Francis

    bcg???
    kitório?
    (arranjas um dicionário, ou trocas por miúdos?)

    Adormeces? lol

    Beijocas oh dorminhoco

    ResponderEliminar
  47. Lyra

    :D

    Podes sempre voltar, tal como eu fiz!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Vício

    Pena teres ficado "secreto", ela ía gostar de saber :D

    ResponderEliminar
  49. For you

    Essa interpretação de textos... ai... depois não hão-de queixar-se de más notas, pois é, prof lê em diagonal... :P

    hihihi

    Beijooooooooooos

    ResponderEliminar
  50. Gaja boa 2

    Fazem toda a diferença :D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  51. Belzebu

    Fogo!!!!!!!!!!

    Foi logo essa que te marcou, irra!

    Beijocas pros infernos

    ResponderEliminar
  52. Likas!!!!!!!!!!!!!

    You are back!!! Yessssss!!!!!

    ResponderEliminar
  53. Raposinho

    Não te esqueças de os aproveitar também!

    ResponderEliminar
  54. Marta

    Mas é um nó que sabe bem... um daqueles de carinho

    Beijinhos, linda

    ResponderEliminar
  55. Aorta

    Os mais exigentes são geralmente os melhores... tornam-nos exigentes e fortes também.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  56. Francis

    Menosprezada não diria... há muito quem a reconheça, como vês...

    Kisses diabinho

    ResponderEliminar
  57. Poeta vagabundo

    Qualquer coisa me dizia que sim... voltaste? Fica!!! Please!

    Beijinhos, poeta

    ResponderEliminar
  58. Oh Angel, my angel

    :D

    Um beijo, anjo, só um *

    ResponderEliminar
  59. Sam

    Generalizando, claro!? Imagino que não tenhas fod*** todas... lol

    Maluco!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  60. Sandra

    Há sempre uns que valem a pena ;-)

    Beijinhos para a Lua, da gata

    ResponderEliminar
  61. Antes de mais, parabéns pelo teu blog!!! Li três posts e já o pus nos favoritos!!!
    Não resisti a deixar um comentário neste por dois motivos:
    1º Sou absolutamente fã desse filme e o nó a que te referiste também se forma na minha garganta não interessa que seja a 29º vez que tenha visto o filme, acredito que se vá formar sempre! Por vezes o tal nó vem acompanhado por uma lágrima que teima em cair, vá-se lá saber porquê!
    2º Porque recentemente incicei-me nas lides do ensino, e espero poder fazer alguma diferença nos meus alunos!!! Até porque quer como professora, quer como aluna, sou fã de todos os graus educacionais!!! :o)))

    ResponderEliminar
  62. Pearl

    :DDD

    Comigo a lágrima também vem algumas vezes... tento sempre contê-la mas o nó aumenta proporcionalmente...

    Espero que sejas mais uma daquelas professoras que marcam, pela positiva, os pequenos pedaços de barro que lhe passam pelas mãos, muito sinceramente, porque precisamos urgentemente de uma juventude mais bem formada!

    Um beijo da gata e benvinda por cá

    ResponderEliminar

Agora é a tua vez... diz lá!