terça-feira, 30 de outubro de 2007

Inquietações




Porque será que, em determinados momentos, sentimos que alguém não anda bem, mas não temos coragem de lhe “puxar pela língua”?

Quantas vezes já nos aconteceu perceber que um amigo não está bem, que se debate, interiormente, com um qualquer problema… mas, no entanto, não fala sobre isso?

Por vezes apetece-me fazê-los falar… mas raramente passo de um “Estás bem?”

Claro que o ar inquisitivo deveria chegar, claro que o facto de não ser hábito perguntá-lo assim deveria ser indício suficiente de que já percebi que, realmente, não está bem…

Mas a realidade é que raramente resulta!

Tendencialmente guardamos, bem guardado, só para nós as nossas inquietações e os nossos problemas, mesmo quando da forma mais singela um amigo se mostra disponível para nos ouvir…

Quantas vezes abafamos a nossa própria voz, quando o que nos apetecia era falar, soltar aquele nó que nos aperta o peito, respirar a plenos pulmões e deixar sair aquele peso…

Mas não! Continuamos a fechar a boca, entreabrindo um sorriso e soltando um “Tudo bem, e tu?”

E naquele momento tudo poderia ser mais fácil, muitas vezes basta falar sobre um assunto para que ele se torne relativo, para que ele retome a sua verdadeira proporção, para que uma opinião nos ajude a ver outro ângulo da questão…

Mas não! Continuamos a fechar a boca, entreabrindo um sorriso e soltando um “Tudo bem, e tu?”

Teimosamente deixando que aquele nó nos aperte e nos tire a alegria…

Caramba!

É assim tão difícil falar? Teremos necessidade de ter tanto receio de nos expor? Será que por não ouvirmos as palavras saírem da nossa boca elas perdem peso e significado?

Vá lá, caramba! Digam o que vos vai na alma e tirem o peso do peito!

Sei Lá!

45 comentários:

  1. acho que se calhar temos medo é que nos julguem!

    ResponderEliminar
  2. Quando eu não ando bem agradeço que ninguém me faça perguntas.
    Mas a verdade é que não sou exemplo para ninguém...

    ResponderEliminar
  3. Compreendo perfeitamente. Também vejo o mesmo acontecer a mim. Acho que é o medo de mostrar fraqueza.

    ResponderEliminar
  4. Na mouche!
    Queres os pedais ou a bicicleta?



    Toma 1 beijo e 1 sorriso que nem sequer vai impregnado daquela coisa viscosa

    ResponderEliminar
  5. Ah pois é!!! E eu assino por baixo!!

    Por vezes,também me zango assim :/

    Kiss*

    ResponderEliminar
  6. Quando se trata de um amigo, e a resposta é um #estou" eu remato com um "mas não parece..." a ver se sai alguma coisa..

    bjs

    ResponderEliminar
  7. olha se tivesse um amigo desses mandava-o levar onde as galinhas levam todos os dias hoihihihi

    ResponderEliminar
  8. agradeço-te a disponibilidade, mas o facto é estou memo bem.
    mas quando não estiver, já sei.

    ResponderEliminar
  9. não se podem jogar dois campeonatos !
    não se pode criar a imagem de que "quem desabafe ou se queixe é FRACO" e depois pretender-se que as pessoas o façam...
    é a sociedade de super-homens e super-mulheres no seu auge.

    ResponderEliminar
  10. eu sou dessas, não gosto de me expor para ninguém, é por isso muito raro desabafar

    ResponderEliminar
  11. ai que eu estou tão malzinho!
    tens umas 4 horitas para me ouvir?

    ResponderEliminar
  12. Tens razão!!
    É dificil falar é dificil convidar alguém a nos falar de algo absolutamente intimo como os nossos sentimentos...
    Isto porque, quem sabe o que sentimos vê a nossa alma, e há algo mais intimo que a nossa alma??

    ResponderEliminar
  13. Noivo

    Será? Ou será medo de nos ouvir a nós próprios?

    ------------------

    Capitão

    E quando, mesmo assim, lhe perguntam, como reage?

    :P

    ResponderEliminar
  14. Os bandalhos

    "Tudo bem, e tu?"

    LOL

    ----------

    Jedi

    Mas ter problemas ou não andar bem, por qualquer razão, não é sinal de fraqueza!!!!

    Caramba! Será que não entendem???

    ResponderEliminar
  15. For You

    Há dias assim, em que bate na mouche... :D

    (coisa viscosa? LOL)

    Beijoooos

    -------------

    Vertigo


    É que irrita mesmo!
    Desabafem, caraças!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Gaja boa2

    Pois... mas mesmo assim nem sempre resulta... há gente que se fecha completamente na concha... tu sabes!

    Beijocas gaja

    ----------------

    Libertynus

    Que grande amigo.... hihihi
    Olhe que ainda haveria quem gostasse... ainda se abririam, sei lá!
    :P

    Beijos de gata, cavalheiro

    ResponderEliminar
  17. Francis

    Quando não estiveres, já sabes a que portinha bater :DDD

    Beijocas

    ------------

    Sextrip

    Mas queremos fazer parte dessa sociedade?

    Eu prefiro a outra, a da partilha e da solidariedade... permite-me estar com aqueles que gosto, quando estou bem e quando não estou... permite-me dar vazão à minha loucura e à minha tristeza, dar a volta por cima e passar à frente... entendes? É mais saudável!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  18. viscosa tipo... nhanha de hipocrisia :P parece estar na moda, né?! lol

    Tudo bem? Ou preferes uns micróbios? Tenho para oferecer!!!! :P

    ResponderEliminar
  19. Eu mesma!

    Entendo, mas não deves abusar... olha a panela de pressão... :-)

    Beijinho

    ---------------

    Vício

    Estás à vontade... tens até às 7 da manhã para desabafar...

    :DDDDD

    ResponderEliminar
  20. Pearl

    É difícil, eu sei, mas é para isso que a amizade existe...

    E porque temos medo de mostrar a alma? Eu não tenho! É ela que me define, é ela que faz de mim quem sou, é com ela que me relaciono com os outros... gosto de ser transparente, não invisível :D

    Um beijo

    -------------

    Pedaços

    Temos de desatar os nós e soltar-nos... queres ajuda?

    :D

    ResponderEliminar
  21. Aorta

    Vieste na hora certa... 6ª, sábado e domingo, serve?

    :D

    Beijinhos

    -------------

    For you

    Ahhhhhhh essa nhanha... glarkkkkk

    DETESTOOOOOOO

    :DDD

    Beijooooooos

    ResponderEliminar
  22. E micróbios... dispensoooooo

    Agora não me davam jeito nenhum :P

    Mais beijoooooss, sem micróbios, nem nhanha :P

    ResponderEliminar
  23. E sem Durckheim nem Bourdieu também, sff!!! lol

    beijoooooooo

    ResponderEliminar
  24. Nem sempre é fácil falar, mas por vezes faz bem...

    deixo te um beijinho e o desejo de um bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  25. O difícil não é falar... mas o confiar o suficiente em alguém para o fazer.
    Umas pessoas são rápidas a julgar e a condenar, sem apelo nem agravo.
    Outras gostam de "partilhar" o q partilhámos com elas.
    Há no entanto quem tenha a sorte de ter amigos q nos encostam à parede e nos "obrigam" a deitar cá para fora o q nos vai na alma.
    Bjos gatinha e q nunca faltem estes amigos nas nossas vidas :)*

    ResponderEliminar
  26. Uma cartola de papel
    Guarda o sortilégio, a emoção
    Um passo de mágica ao acaso
    Às vezes solta luz ao coração

    Mágico fim de semana


    Doce beijo

    ResponderEliminar
  27. O problema não é falar,é ter medo de confessar os nossos medos mais profundos. Devemos abordar esse amigo de outra forma,como: "Já percebi que não estás bem,se quiseres estou aqui para te ouvir".

    Beijos

    ResponderEliminar
  28. "Ca gandas malucos !!"


    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  29. Por vezes não queremos expor os nossos medos ou problemas para o exterior, outras vezes não queremos parecer fracos. Vergonha, orgulho, independência, protecção... tudo depende do momento em si e da situação em questão.
    A Vida muitas vezes toma caminhos extremamente complexos para atingir uma etapa relativamente curta e simples.
    Desculpa a minha ausência.
    Um beijinho e votos de um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  30. For you

    Pode ser com um Bordeau tinto...?

    hihihi

    Beijooooos

    ResponderEliminar
  31. Bjecas

    Tens a certeza? Mesmo depois daquele joguito de ontem do Benfas?

    LOL

    Bjocas

    ResponderEliminar
  32. Just me

    :D

    Faz sempre bem!
    Vê lá se não te calas... :-)

    Beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  33. Lyra

    Esses é que são os verdadeiros amigos, e que NUNCA nos faltem!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Profeta

    Sempre poeta!

    Doce fim de semana para ti também

    ResponderEliminar
  35. Gatinha

    Que raio de gente mais medricas que eu conheço :P

    Já tentei essa abordagem, mas olha que raramente funciona, oh gente!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Dragãozinho

    :D

    Também eu ando muito fugida... isto o estudo rouba-nos o tempo todo :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Hmm...
    Estás bem Nanny? :p
    è um bom tema sem dúvida...
    Muito teria para se dizer.. mas depois falamos quando nos encontrar-mos okay
    Um beijinho delicioso p´la pessoa que és
    see you

    ResponderEliminar
  38. Fénix

    Falamos quando tu quiseres... eu sei que te fazia bem :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Agora é a tua vez... diz lá!